Conheça as ondas do café
Você já ouviu falar nas ondas do café?
Se você se interessa pela história do café, vai gostar de conhecer as ondas do consumo de café.
Até o momento, existem três ondas consolidadas, mas especialista já apontam que estamos numa 4ª onda.
A 1ª onda caracterizou-se pela popularização do café. Houve um enorme consumo, principalmente após a 2ª guerra mundial, transformando o café em um item básico nos lares. Isso ocorreu entre os anos 30 e 60, marcado por um café fraco e amargo, pois não se preocupavam com o sabor da bebida.
Já a 2ª onda veio marcada pelo forte marketing da Starbucks mostrando a preocupação em proporcionar um ambiente aconchegante para as pessoas, como se estivessem em suas próprias salas de estar. O foco das cafeterias era tentar ser o “3º lugar”, após a casa e o trabalho. Nessa fase, o café servido era com mais qualidade, porém com a torra escura.
A 3ª onda começou no final dos anos 90 e vem até os dias atuais. A atenção recai diretamente às origens dos cafés, rastreabilidade, sustentabilidade, exploração do sensorial, cuidado do solo até o processamento. Surgem novos métodos de preparo, baristas, torrefadores e provadores passam a ser valorizados. Consumidores buscam aprender a preparar a bebida em casa e as torras dos cafés passam a ser mais claras evidenciando os aromas e sabores.
Pode-se dizer que uma onda sempre vem para melhorar aquilo que não foi bom na onda anterior. Dessa forma, hoje temos um cultivo melhor, uma seleção mais rigorosa dos grãos, processamento monitorado. O cuidado vem desde a plantação até a chegar na sua xícara.
Com isso tudo, o consumidor só tem a ganhar no quesito qualidade!
Que venham as próximas ondas!!!
Aproveite e leia também
Hário V60 - Conheça este método
Hário V60 é um método simples que permite você fazer o café do jeito que você gosta!
Continuar lendoVocê sabe o que é cupping de café?
Venha conhecer um pouquinho sobre cupping e aprenda a fazer em casa para você provar diversos cafés
Continuar lendo